DICAS DA COMISSÃO

Divisor de Título

Sugestões da Comissão Organizadora do XV CONGRESSO CATARINENSE DE CARDIOLOGIA, que deseja a você e aos seus acompanhantes, uma agradável estadia em nossa cidade

Na condição de “nativos”, selecionamos algumas opções para você:

Passeios a pé: a Rua XV de novembro é a rua central da cidade e vale a pena ser conhecida. Na parte leste, isto é, saindo do Teatro Carlos Gomes tomando a sua direita, caminhe até o final e se surpreenderá com a arquitetura de casas antigas preservadas. No final da Rua XV encontra-se o Museu da Cerveja, o Museu da Família Colonial e o Museu de Hábitos e Costumes. Aproveite para passear pela praça entre o Ribeirão Garcia e o Rio Itajaí – conhecido como parque do Biergarten, e volte caminhando pela Beira Rio.

Nesta caminhada na XV, uma quadra após a Catedral (que merece ser visitada), encontrará a direita uma rua de pedestres – Rua do Brueckheimer. Lá você poderá saborear saladas e pratos vegetarianos simples no Brasilic ou comer o sanduíche típico de Blumenau – o famoso pão com bolinho, no Polpetta. Não deixe de comer este sanduíche quando estiver em Blumenau. O mais famoso é no Benkendorf e este do Polpetta.

As boas opções para almoço para seus familiares, já que você estará assistindo os Simpósios Satélites comendo sanduíche, são: Restaurante Moinho, R$ 65,00 por pessoa, com muita variedade e comidas alemães, conforto em ambiente agradável. Outra opção muito frequentada pelos blumenauenses é o Sabor Imperial (Kg) perto do Hotel Slaviero, antigo Hotel REX, como é mais conhecido pelos blumenauenses). Tapioka, na margem de dois rios, é também uma excelente opção de almoço ou para happy hour no final do dia.

Restaurantes para jantar: Magnani ($$$), mas vale (somente com reserva); Magnani Bistrô no Shopping Neumarkt, Le Zizi Bistrô ($$, preço justo), Moinho do Vale, Figueira (carne). SENAC restaurante escola (chefe alemão), o tradicional restaurante Chinês da Rua XV. Tapyoka, Funiculi (cantina e pizzaria, com chefe napolitano). A rua Joinville perto da FURB também concentra bons restaurantes - como o Pepper Jack, Moita (carnes) e o novo Shangrilla.

Outro lugar imperdível com vários bares e restaurantes, inclusive da Eisenbahn é a Vila Germânica – uma boa opção durante o dia ou a noite.

Japonês: Brava Sushi na Alameda
Pizzarias: Dom Peppone, Funiculi, Baggio
Hamburgeria: Nana
Cucas e tortas: Café Haus Glória, Dona Hilda, Bavária, Della Nona. A cuca mais típica é a de farofa, que tem o nome alemão de Streuselkuchen.
Cervejas: Bier Vila, as da Vila Germânica, Bar das Fábricas (Bierland, Blumenau, Container, Das Bier, Schoernstein). Há um passeio para uma cervejaria mais próxima do centro (a Blumenau) e para outras, oferecido pela agencia de viagem do congresso (reservas pelo telefone 3322-6622).
PUB com música ao vivo: The Basement (no centro), Boteco São Jorge, Container (longe).

O restaurante Abendbrothaus, abre somente aos domingos, oferece prato único – Marreco recheado. Fica a 25 Km do centro de Blumenau, em direção ao norte. É indiscutivelmente o melhor marreco que você poderá comer na sua vida, caso não tenha uma avó que o faça no forno de lenha. (Somente com reserva antecipada)

O Museu Glasspark do cristal: Nos dias úteis no período matutino, poderá assistir à produção de peças de cristal, feita pelos sopradores. Ou comprar peças artesanais também a tarde.

Em Pomerode, Restaurante Wunderwald, Loja de chocolates da fábrica Nugali (o melhor chocolate do Brasil), confeitaria Torten Paradies, cerveja local no Schornstein e claro o Jardim Zoológico.